Há vários fatores para ocorrência da seca e estiagem.Veja abaixo:
- Pode ser por causa de uma ação natural do clima, exemplo: Deserto do Saara;
- Pode ser por interferências humanas juntas ao clima;
- Pode ser por uma interferência humana apenas? Poder pode, mas geralmente tem uma interferência também do clima.
Uma coisa bem interessante de se notar é que após a "Era Glacial" o Deserto do Saara era uma floresta verde e cheia de água.
Também há vários tipos de seca, entre eles estão:
- Seca permanente: É caracterizada pelo clima desértico, onde a vegetação se adapta às condições de aridez inexistido cursos de água. Estes só aparecem depois das chuvas que via de regra são fortíssimas tempestades. Este tipo de seca impossibilita a agricultura sem irrigação permanente.
- Seca sazonal: A seca sazonal é uma particularidade de regiões onde o clima é semi-árido. Nestas a vegetação se reproduz porque os vegetais adaptados geram sementes e morrem em seguida, ou mantém a vida em estado latente durante a seca.
- Seca irregular e variável: A seca irregular pode ocorrer em qualquer região onde o clima seja úmido ou sub-úmido. Estas, são secas cujo período é breve e incerto. Normalmente são limitadas em área, e não em grandes regiões, não ocorrem numa estação definida e inexiste previsibilidade de sua ocorrência. Acredita-se que a estação do ano onde estas são mais comuns é o verão, pois existe um aumento da evapotranspiração.
- Seca invisível: De todos, este tipo de seca é o pior, pois a precipitação não é interrompida, porém, o índice de evapotranspiração é maior que o índice pluviométrico causando um desequilíbrio na quantidade de água do lugar. Esse tipo de seca não pode ser vista a olho, mas é sentida por causa da baixa umidade do ar gerada e do calor, por isso é o pior tipo de seca.